Precisamos Falar Sobre Drogas


Drogas são substâncias, naturais ou sintéticas, que causam alguma alteração no funcionamento do organismo. Essas alterações dependem do tipo de droga consumida, da quantidade utilizada e das características pessoais de quem as ingere / utiliza.


São divididas entre:
  • Depressoras: Diminuem a atividade cerebral. Álcool, calmante, inalantes etc.
  • Estimulantes: Aumentam, aceleram a atividade cerebral. Cocaína, anfetaminas (remédios para emagrecer), cafeína e nicotina.
  • Perturbadoras: Altera a percepção da realidade, fazendo com que o cérebro trabalhe fora do padrão normal. Maconha, LSD e Ecstasy.
Brasília, 26 de junho de 2018 - O uso não medicinal de medicamentos sob prescrição está se tornando uma enorme ameaça para a saúde pública e o cumprimento da lei no mundo, com opioides sendo responsáveis pelos maiores danos, contabilizando 76% de mortes envolvendo distúrbios relacionados ao uso de drogas. A conclusão é do Relatório Mundial sobre Drogas, lançado nesta terça-feira (26) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
As drogas têm feito parte da nossa cultura desde a metade do século passado. Popularizadas na

década de 1960 pela música e pela mídia, elas invadiram todos os aspectos da sociedade.
Estima-se que 208 milhões de pessoas internacionalmente consomem drogas ilícitas.
Historicamente a humanidade sempre procurou por substâncias que produzissem algum tipo de alteração em seu humor, em suas percepções, suas sensações. Os motivos que levam algumas pessoas a utilizarem drogas variam muito. Cada pessoa tem necessidades, impulsos ou objetivos que as fazem agir de uma forma ou de outra e a fazer escolhas diferentes.

A apreensão global de opioides farmacêuticos em 2016 foi de 87 toneladas, aproximadamente a mesma quantidade de heroína apreendida naquele ano. A apreensão de opioides farmacêuticos - principalmente do tramadol na África Central, Oriental e do Norte, contabilizou 87% do total global em 2016. Países da Ásia, que contabilizaram no passado mais da metade das apreensões globais, representaram apenas 7% do total global em 2016.

Dependência Química:É quando a pessoa perde o controle sobre o uso da droga, seja ela qual for, sentindo necessidade de usá-la cada vez mais. Sente os prazeres imediatos, mas, na falta da substância, um grande desconforto e vazio toma conta. A dependência química é uma doença, porque o dependente prioriza a droga ao invés de outras atividades e compromissos do seu dia a dia.

A manufatura global de cocaína alcançou, em 2016, seu nível mais alto de toda a história, com uma estimativa de produção de 1.410 toneladas. A maior parte da cocaína mundial vem da Colômbia, mas o relatório também mostra que a África e a Ásia estão emergindo como centros de tráfico e consumo da droga.
  • Os/as adolescentes estão vulneráveis ao abuso de drogas, assim como em relação à gravidez e às DST-Aids, à violência, ao abuso e exploração sexual;
  • Não se trata apenas de “dar informações”, mas de trabalhar as informações com o objetivo de criar comportamentos de prevenção e autocuidado;
  • É necessário criar condições para que os/as adolescentes possam manejar as informações em benefício da sua própria saúde e da saúde do/a parceiro/a e da coletividade;

O número de pessoas em todo o mundo que usaram drogas ao menos uma vez por ano permaneceu estável em 2016, com cerca de 275 milhões de pessoas, ou cerca de 5,6% da população global entre 15 e 64 anos.
O álcool é a droga mais consumida e da qual se abusa mais nos EUA. Os acidentes de automóvel
causados pelo álcool são a segunda maior causa de morte dos adolescentes nos EUA.
A droga ilícita de uso mais comum é a maconha. De acordo com as Nações Unidas, no Relatório Mundial sobre Droga, de 2008, cerca de 3,9% da população mundial entre 15 e 64 anos abusam da maconha.

Na Europa, estudos recentes entre os jovens de 15 e 16 anos sugerem que o uso da maconha varia de abaixo de 10% a acima de 40%, com taxas mais altas informadas pelos adolescentes na República Tcheca (44%), seguida pela Irlanda (39%), Reino Unido (38%) e França (38%). Na Espanha e no Reino Unido, o uso da cocaína entre os jovens de 15 e 16 anos é de 4% a 6%. 
O número de jovens que usam cocaína tem crescido na Dinamarca, Itália, Espanha, Reino Unido,
Noruega e França.

Olhando para as vulnerabilidades de vários grupos etários, o Relatório conclui que o uso de drogas e os danos associados a ele são os mais elevados entre os jovens em comparação aos mais velhos. A maioria das pesquisas sugere que a adolescência precoce (12-14 anos), a tardia (15-17 anos) é um período de risco crítico para o início do uso de substâncias e pode atingir o pico entre os jovens (com idade entre 18 e 25 anos). 
Muitas drogas afetam diretamente a mente. Podem distorcer a percepção do usuário em relação ao que está acontecendo ao seu redor. Como resultado disto, as ações da pessoa podem ser estranhas, irracionais, inadequadas e até destrutivas.
As drogas agrupam todas as sensações, as desejáveis com as não desejadas. Dessa forma, enquanto
proporcionam alívio da dor a curto prazo, também destroem as habilidades e o estado de alerta e
confundem os pensamentos.
Os medicamentos são drogas usadas para acelerar, diminuir ou mudar alguma função do corpo para
tentar fazê-lo trabalhar melhor. Algumas vezes são necessários. Mas, ainda assim, não deixam de ser
drogas: atuam como estimulantes ou sedativos, e uma grande quantidade pode matar. Então, se você
não utiliza os medicamentos da forma como devem ser utilizados, podem ser tão perigosos como as
drogas ilícitas.

Em todo o mundo, as mortes causadas diretamente pelo uso de drogas aumentaram em 60%, entre 2000 e 2015. Pessoas com mais de 50 anos representaram 27% dessas mortes em 2000, mas esse percentual aumentou para 39% em 2015. Cerca de três quartos de óbitos por transtornos relacionados ao uso de drogas entre aqueles com 50 anos ou mais estão entre as pessoas que usam opioides.

Normalmente, quando uma pessoa recorda algo, a mente é muito rápida e a informação é
trazida rapidamente. Mas as drogas distorcem a memória, causando pontos em branco. Uma pessoa
não consegue obter informações nessa confusão.
As drogas fazem a pessoa sentir-se lenta ou estúpida e causam fracassos na vida. Quanto mais
fracassos uma pessoa tem e quanto mais dura a vida se torna, ela quer mais drogas para ajudá-la a lidar com o problema.

Mulheres com transtornos por uso de substâncias são relatadas como tendo altas taxas de transtorno de estresse pós-traumático e também podem ter experimentado adversidades na infância, tais como negligência física, abuso ou abuso sexual. As mulheres continuam a representar apenas uma em cada cinco pessoas em tratamento. A proporção de mulheres em tratamento tende a ser maior para tranquilizantes e sedativos do que para outras substâncias. O tratamento do uso de drogas e a prevenção, tratamento e atenção ao HIV devem ser adaptados às necessidades específicas das mulheres.
As Drogas Destroem a Criatividade
Uma mentira sobre as drogas é que elas ajudam uma pessoa a ficar mais criativa. A verdade é
completamente diferente.
Alguém que está triste poderia usar drogas para obter um sentimento de felicidade, mas
não funciona. As drogas podem dar um falso contentamento à pessoa, mas quando o efeito da
droga se dissipa, ela fica numa situação muito pior do que antes. A cada vez, o mergulho emocional
é cada vez mais profundo. No final, as drogas vão destruir completamente a criatividade da pessoa.


O Relatório Mundial sobre Drogas de 2018 oferece uma visão global sobre a oferta e a demanda de opiáceos, cocaína, cannabis, estimulantes do tipo anfetamina e novas substâncias psicoativas (NSP), bem como sobre seu impacto na saúde. Ele destaca os diferentes padrões de uso das drogas e vulnerabilidades de determinados grupos por idade e gênero, bem como a mudança ocorrida no mercado mundial de drogas
Para o relatório completo e conteúdo de mídia, Acesse :   http://www.unodc.org/wdr2018/index.html 

Fontes: 
A verdade sobre as drogas: www.mundosemdrogas.org.br
Kurzgesagt – In a Nutshell vício: https://www.youtube.com/watch?v=ao8L-0nSYzg&feature=youtu.be

Precisamos mudar essa história.
Já teve problemas com Drogas, ou conhece alguém que já passou por isso?Conte-nos sua história.
Use a # : #PrecisamosFalarSobre 


Editorial Hope: www.editorahope.com
Edital Antológico: https://www.editorahope.com/editaisantologicoshope







Nenhum comentário