O que é uma Antologia?




Constantemente ao seguir a página de uma editora, você vê: "Aberto o Edital Para Nova Antologia", "Pré-venda de nova Antologia". 
Mas afinal, o que é uma Antologia?

Etimologia : O termo provém do grego ‘anthos’, que significa flor, e ‘lego’, o qual traz a conotação de escolher; assim resulta em ‘florilégio’, ou seja, coleção de flores.


O dicionário define Antologia da seguinte forma:

1.Coleção de textos escritos, em prosa ou verso, normalmente por autores variados, sendo organizada tendo em conta determinada época, autoria, tema etc.; coletânea.2.Coleção de mesmo teor composta por músicas, filmes etc.3. Análise detalhada sobre as flores; estudo das flores.
Nos aprofundando no ponto de vista literário, antologia seria um conjunto (coleção) formado a partir de diversas obras. Seja ela de cunho dramaturgo, literário, cinematográfico ou ainda musical.Estas coletâneas são utilizadas para distribuir histórias breves e romances sintéticos em um único livro a ser impresso e vendido no mercado editorial.Quase sempre as antologias oferecem ao leitor composições poéticas ordenadas conforme o tema, o autor ou a época na qual foram produzidas. A primeira antologia que se tem conhecimento, foi criada pelo poeta grego MeléagroEste termo só passou a ser usado após o século XVIII, pois até então somente eram utilizados os vocábulos ‘cancioneiro’, ‘flores’, ‘florilégio’, ‘romanceiro’, ‘silva’ e ‘silvas’ para se referir a uma coleção de textos literários.


Meleagro:
Meleagro de Gadara é um nome relativamente obscuro na história da literatura ocidental. Nascido na zona mais a oriente do mundo grego, há mais de dois mil anos, Meleagro terá sido autor de centenas de poemas dos quais apenas algumas dezenas chegaram aos dias de hoje. Contudo, não foi por eles que o poeta nascido em Gadara ficou conhecido, mas sim por ter sido responsável pela mais antiga antologia de poesia que se conhece no ocidente — a Antologia Grega.
Reunidos no século I a.C., os poemas da coleção de Meleagro sobreviveram à passagem dos anos, mantendo uma popularidade difícil de igualar ao longo dos séculos. A este primeiro conjunto de poemas, foram sendo acrescentados muitos outros em edições posteriores, fazendo com que o livro de Meleagro continuasse a crescer até meados do século XIV, altura em que foi revisto por Maximus Planudes, um teólogo bizantino responsável pela última versão da antologia. Esta edição definitiva continuou a ser publicada nas décadas seguintes, ganhando uma renovada atenção nos séculos XIX e XX e influenciando autores como Fernando Pessoa ou o norte-americano Ezra Pound, que se dedicaram à tradução de alguns dos seus poemas.


Agora que você já sabe tudo sobre Antologias, fique de olho no nosso site e não perca os editais de 2019. Tem vários projetos incríveis chegando por aí.

Visite nossa loja online: www.editorahope.com/lojadahope


Fontes: https://observador.pt/especiais/chamava-se-meleagro-e-criou-a-primeira-antologia-de-poesia-da-historia/https://www.significados.com.br/antologia/ 

Nenhum comentário