Se existe a Amazon para que eu preciso de Editora?


Ouço muito essa indagação. E a resposta é bem simples e sem rodeios; porque você precisa colocar seu Produto disponível em todas as plataformas. Sim. Produto. A partir do momento que você disponibiliza seu livro para que outros o leiam, e pague para isso, ele nada mais é que um produto de consumo.
A Amazon detém a maior fatia do mercado de comércio de e-books, cerca de 55%, Google 16%, Aplle 13%, Saraiva 8%, Kobo 6%.
A Amazon dispõe da possibilidade de o autor disponibilizar o livro impresso independente, porém seu formato ainda não agrada o público e, principalmente, o valor em Dólar, já que o mesmo não será impresso dentro do país.
A fatia total do mercado para e-books é em torno de 7%, o que parece, mas não é pouca coisa. Os Apps para Smartphones e os E-readers (Lev da Saraiva, Kobo da Cultura e Kindle da Amazon) já são produtos que se tornam a cada dia mais populares e o sonho de Black Friday de muita gente.
A Amazon, apesar de ser um pesadelo das livrarias físicas, é a amiga mais íntima do escritor independente e de grande parcela do público consumidor de livros impressos e e-books.
Ah, mas se a Amazon é tão maravilhosa assim, para que eu preciso de uma Editora, então?
Você precisa da Editora para trabalhar seu livro, diagramar, criar uma capa, revisar...etc. Ué, mas isso eu mesmo posso fazer sozinho! Sério (?), você já viu o trabalho e como fica até mais caro pagar os profissionais por trás desse processo todo de forma individual?
Estou falando aqui de trabalho profissional no seu manuscrito. Não estou dizendo daquela imagem para capa do Pixabay editado no Canvas com Photoscape que você irá disponibilizar no Wattpad, ou aquela revisão-camarada que seu amigo sem conhecimento e formação fara para você de “grátis”. Tô falando aqui de Produto de Consumo. Alguém que irá pagar pelo que você produziu e, neste caso, nada mais justo e honesto que oferecer O MELHOR.
“Ok, entendi que preciso oferecer o melhor produto, mas ainda não respondeu para que preciso de uma Editora.”
Uma verdade que não é agradável de ouvir, mas que grande maioria dos autores sabem; Viver de Literatura no Brasil é algo raríssimo (não é impossível, como nada na vida é). É duro? Sim. Mas essa é uma das realidades de quem produz Literatura (a não ser que você seja uma Martha Medeiros ou um Augusto Cury). Logo, a escrita não será sua profissão exclusiva, teremos um plano “A” de sustento (nem é um plano “B”).
Então aqui entra a bonita da Editora. Ela quem irá trabalhar sua obra, fará o Marketing, a distribuição, o envio para a casa dos seus leitores, além de registrar na BN, colocar o ISBN. Irá enviar seus livros para os blogueiros, booktubers, resenhistas, jornais... Lembra sobre aquilo que disse de disponibilizar sua obra em todos os canais possíveis? Então. A Editora será a empresa a quem você irá delegar essas funções de forma Exclusiva (já que você trabalha em outra profissão e que não lhe permitirá integralmente o trabalho com seu livro).
Muita gente não gosta de ler em E-readers, seja por não se adaptar, ou como no meu caso, por problemas mais sérios de visão. Existe um mundo de possibilidades para a venda do seu Produto. Não somente a Amazon, Saraiva, Aplle (...), mas dezenas de outras empresas que trabalham com sua obra impressa por demanda (o preço final para o leitor geralmente fica altíssimo, mas estamos falando aqui de opções e visibilidade).
Negar a existência das “Amazons” é perder um campo promissor de venda do seu Produto, tanto quanto não ter seu livro impresso para atender o público que não se adapta a leituras de livros digitais (seja de um autor independente ou não).

Adriano Silva


Referências dos dados de comercialização de e-books: Publish news.

3 comentários

  1. Concordo parcialmente com esse post. Afinal, sou autora independe e sei bem das dificuldades que tenho por não haver uma editora por trás.
    É muito importante sim uma editora, mas uma editora que realmente faça o seu trabalho direito, que queira ajudar, auxiliar, mostrar a outras pessoas aquele trabalho, e não simplesmente ganhar dinheiro, que é o que acontece com algumas por aí.
    Aqui no país onde vivemos, a valorização da literatura nacional é voltada em sua grande maioria para os clássicos. Ok . Acho importante lermos os clássicos, mas existem muitos livros bons por aí e as editoras tradicionais não dão uma oportunidade facilmente a um novato. A alguém que nunca nem ouviram falar. Daí surgem as independentes, que te cobram valores altos (alguns são muito aceitáveis, afinal, é uma equipe inteira por trás, trabalhando para que seu livro chegue longe), mas não se pode desmerecer o trabalho do outro. Daquele que batalha a seu modo, daquele que não tem um emprego e não tem uma condição financeira aceitável para publicar seu livro por uma editora. Nós não podemos recorrer a um designer ou a um revisor, sempre que escrever porque não há dinheiro o bastante para pagar esses profissionais, pois eles também estudaram para chegar ali e os estudos não foram de graça.
    Para mim, é disso que se trata. Dinheiro.
    Obviamente, qualquer autor que queira um trabalho bem feito, adoraria ter uma editora por trás auxiliando, mas não basta só querer. Há muita coisa por trás. O canva e as outras plataformas para se fazer capas e afins, foram criados exatamente por isso, facilitar a vida de quem não tem dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou escritor, muito longe disso. E achei essa matéria um pouco de "dor de cotovelo". Claro que tem a questão do marketing, distribuição de livros para o Brasil e para a maiorias das livrarias. Mas seu artigo esquece que muitos escritores bons - muito melhor que escritor publicado por uma editora - não conseguem uma oportunidade de publicar, devido a alta procura e o dinheiro repassado das editoras para o escritor não garante nem um prato de comida. POr isso o ebook para um escritor independente é mais viavel no momento. Devia pensar duas vezes antes de fazer um comentário como esse.

    ResponderExcluir