"Sobre ser escritor…", por Stefani P. Paludo





Sobre ser escritor…

Talvez a maioria das pessoas não saiba, mas ser escritor é muito mais do que simplesmente colocar uma palavra após a outra. Ser escritor é criar vidas, descrever emoções e imaginar universos totalmente únicos. Não sabemos apenas escrever. Sabemos resinificar palavras.
Cada ser que criamos, cada cena que inventamos é um pedaço de nós. Pedaços de nossa mente que temos a coragem de dividir com o mundo. Nos ler é como nos conhecer. E reconhecer.
Comemoramos cada livro vendido, cada nova leitura conquistada. E não só porque queremos ser lidos, mas também porque queremos que cada um desfrute em sua mente do pouco que criamos. Que cada um seja influenciado por nossas frases.

Frases escritas com amor e com empatia. Empatia de quem sente no coração todos os anseios humanos de uma forma muito mais árdua. Sofremos com as angustias e com a solidão de uma maneira diferente. E única. Somos capazes de transformar emoção em arte.
E não somos apenas escritores. Não sabemos apenas escrever, descrever, imaginar e sentir. Precisamos ser criativos, inovadores. Precisamos usar de nossos artifícios para nos divulgar e nos fazer ver. São horas e horas gastas em editores de imagens, em redes sociais, em interações com leitores… E ainda revisões incansáveis — além de incontáveis —, reescritas ferozes, procrastinações…

Procrastinações, desânimo e vontade de desistir. Sempre! Em uma realidade tão complexa, e em mundo em que a literatura é tão desvalorizada, também pensamos em desistir. Também não nos achamos capazes. São momentos de glórias divididos por muito mais momentos de desgosto. E sentidos do alto de nossa sensibilidade latente.

Porém, somos insistentes. E teimosos. Não desistimos. Continuamos sentindo e nos fazendo sentir. Imaginando e criando. Acreditando. E com isso prosseguimos. Prosseguimos em busca de mais. Mais e mais esperança. Mais e mais arte. Mais e mais literatura. Mais leitura. Mais compreensão e mais aceitação. E de pouquinho em pouquinho pretendemos mudar o mundo, mudando pessoas, mudando pensamentos e mudando frases. Pois como já dizia Machado de Assis: “Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução.”


E feliz dia do escritor para todos nós!



Texto por Stefani P. Paludo.


Um comentário