Hope Entrevista - Robson Gundim


Quando percebeu que seu destino era ser escritor? 
Eu percebi isso quando tive total certeza de que escrever era a minha maior motivação; uma forma de escape, que sempre me fez bem.  

De onde vem os personagens? De alguma forma se relacionam com alguém que conhece? 
Os personagens brotam do nada. Alguns surgiram dos primeiros desenhos, outros foram inspirados em histórias e figuras que li no passado, a exemplo da antiga saga Entre o Céu e o Mar, que lancei em 2012. E outros em pessoas que conheço, e que são especiais para mim, como aconteceu no livro Sacanas do Asfalto (alguns personagens foram criados para homenagear amigos e familiares). 

Qual é a sensação de ter um livro publicado? 
Maravilhosa. É muito gratificante saber que o seu livro será aberto por outras pessoas. É como se as portas do castelo que você construiu se abrissem para os primeiros visitantes. 

Alguma vez já cruzou com alguém que lia um livro seu? 
Ainda não tive a sorte de topar com um estranho lendo o meu livro. 

Atualmente, cada vez é mais difícil publicar um livro, principalmente devido a motivos financeiros. Qual foi a sua maior dificuldade na publicação dos seus? 
O financeiro, a falta de leitores na terra natal (o número é bem escasso, infelizmente), a logística para se locomover até as bienais e aos eventos literários que ficam longe da minha cidade. E o marketing: sabemos que essa parte requer um esforço maior do autor, em nome da visibilidade da sua obra. 

Você dedica quanto tempo à escrita por dia? 
Trabalho e estudo, portanto não consigo me dedicar integralmente a minha literatura. Apesar disso, sempre arrumo um meio de escrever algo durante o dia (ou a madrugada). Eu escrevo e leio todos os dias. É uma prática que nunca deixo de lado. 

Como surgem as ideias para escrever um livro? 
Geralmente as ideias brotam quando menos espero. Acontece, também, quando leio algo (seja livro ou HQ), ou quando assisto filmes e séries. Os sonhos e pesadelos já me influenciaram bastante! E devo dizer que jogos eletrônicos também contribuem para alavancar as ideias. O livro Enquanto Eles Não Vêm, por exemplo, possui uma grande carga de influência de jogos de survival horror, como Resident EvilSilent Hill e Alone in the Dark. 

Gosta de trabalhar em silêncio absoluto ou preferem ouvir música enquanto trabalha? 
Silêncio. Raramente escrevo escutando alguma coisa. Prefiro ouvir música durante o processo criativo dos desenhos. 

 Das obras que escreveu tem alguma que seja a favorita? 
Tem Os Companheiros do Vento (que era a antiga saga Entre o Céu e o Mar), que foi a primeira obra que escrevi, por isso a considero a mais marcante no que diz respeito a minha carreira. Mas todos os meus livros são igualmente importantes e dificilmente eu escolheria um favorito. (risos) 

Se estivesse agora para começar a sua carreira como escritor, mudaria alguma coisa? 
O amor pela escrita sempre agiu dentro de mim com muita profundidade. 
Já fui muito empolgado, então acredito que olharia para todas as possibilidades com a maior atenção possível. Aprendi que tudo se torna menos difícil quando trabalhamos com diplomacia, cuidado e, claro: dedicação! 

Qual dos seus livros teve um maior sucesso? 
Acho que Enquanto Eles Não Vêm teve uma ótima visibilidade na plataforma da Amazon. Foi o livro que mais me rendeu feedbacks e me apresentou leitores e escritores incríveis. 

Como é trabalhar com um agente literário?  
Para mim tem sido uma experiência ótima, porque recebo excelentes dicas, amadureço como escritor, e não me sinto sozinho. Além disso, posso contar com o apoio na apresentação de originais e conhecer melhor o mercado literário. 

Qual dica você dá para novos autores? 
Leia muito, escreva muito e se dedique muito. Para ser escritor no brasil é preciso ter MUITO na cabeça, principalmente paciência e força de vontade. Acredite na sua história e esteja sempre disposto a aprender. Já falei isso várias vezes, mas não me canso de repetir: ser escritor é como ser um eterno aprendiz! 



Biografia do autor
Robson Gundim é natural de Gandu, interior da Bahia. Atualmente reside em Vitória da Conquista. É estudante universitário de cinema, desenhista e escritor, e um apaixonado assumido dos livros lovecraftianos e filmes tarantinescos. Autor de Sacanas do Asfalto, O Canto da Valquíria, Enquanto Eles Não Vêm e da série Entre o Céu e o Mar, também participou das antologias O Último Dia Antes do Fim do Mundo, The King, Amores Impossíveis, Universos Extraordinários e As Crônicas da Goécia.


Nenhum comentário