Do Outro Lado - Dandara Murad



A primeira certeza que é colocada a qualquer pessoa quando chega ao mundo é a de que ficará por aqui mais tempo do que seus pais. Levando em consideração apenas o tempo de vida – sem pensar em acidentes, doenças e outras causas de morte prematura – essa realmente é uma verdade.

Mas ninguém está preparado para isso, nem mesmo quando é o ciclo natural da vida, e a perda sempre vai deixar o sabor amargo do cedo demais.

O dia das mães se aproxima.

Não existe jeito mais acertado para lidar com a perda de uma mãe. Mães são pessoas que acalentaram seus bebês e conversaram com eles mesmo quando ainda nem existiam, mesmo quando não nasceram de si. São aquelas que muitas vezes colocaram as próprias necessidades em desvantagem na lista de prioridades, e as de seus filhos no topo. E são as pessoas das quais mais sentiremos falta e lembraremos das broncas e lições pelo resto da vida, depois que vão embora. Muitas vezes, a maior das lições é exatamente aprender a viver sem elas.

Os abraços passam a vir de todo lugar; da brisa, da chuva, dos lençóis recém saídos da secadora, do sol. E as conversas acontecem na consciência, porque mães vivem para sempre dentro daqueles que ajudaram a formar.

Que presente dar para uma mãe que já se foi no dia das mães?

A lembrança feliz no lugar do par de brincos novos. O pensamento de luz no lugar da cesta de café da manhã. O “muito obrigada por tudo” no lugar das rosas vermelhas. O “eu te amo” sussurrado ao ver seu rosto capturado numa fotografia.

O continuar vivendo da melhor forma possível apesar da saudade; o aprimorar da saudade para algo que não perfura, mas aquece.



Um feliz dia das mães para todas as mães, deste mundo ou do próximo. E um feliz dia das mães para os filhos que continuarão a lembrá-las.





Por Dandara Murad.

Um comentário

  1. Muito lindo. Adorei seu texto,isto porque me identifiquei com o assunto. Aí comprar um presente para minha sogra a vendedora me perguntou: e para sua mãe, não vai levar nada?
    Eu, envergonhada por ela, pois a pessoa que vai escutar a resposta de uma filha que não tem a mãe vai ficar sem graça. Apenas respondi: onde minha mãe está ela não precisa de nada material. Apenas minha melhor lembrança.

    ResponderExcluir