SEMANA DO AUTOR - ADRIANO SILVA - ENTREVISTA

Continuando a nossa semana do autor com Adriano Silva, vamos de entrevista dada ao blog parceiro Papo de Leitora!! E lembrando que Lugar Comum já está disponível para pré venda no site da Editorial Hope. 

 1. O Que te motivou a começar a escrever?
A Literatura sempre fez parte de minha vida, acredito que a motivação se deu pelas leituras que fiz por volta dos 11 anos de idade. A coleção Vaga-Lume era um sucesso na década de 80/90 e foi por intermédio dela que comecei a criar meus próprios mundos paralelos.

2. Fale um pouquinho sobre o seu livro e o que os leitores podem esperar dele.
Lugar Comum é um livro com uma proposta diferente do que temos na literatura contemporânea, o escrevi durante um longo tempo, existem contos com até sete anos, como ‘A Casa’, em relação ao texto mais novo, ‘Felicidade Artificial’, que escrevi durante a Revisão dos originais para uma amiga que perdeu o pai vítima de Alzheimer. Os leitores podem esperar do livro uma visão positiva da vida, uma análise mais analítica do cotidiano, despedidas, reencontros, medos, família, perdas, envelhecer...; tudo isso são vivências comuns a todos nós, e que tenho certeza, fará o leitor se ler em muitas páginas.

3. A capa de Lugar comum ficou incrível, como foi o processo de escolha?
A capa foi desenvolvida pela incrível Bárbara Dameto, anteriormente tivemos a ideia de a capa trazer a imagem de uma cidade mais futurista com tons em amarelo e cinza, mas logo percebemos que por vários dos textos possuírem como pano de fundo as cidades de Minas, o mais adequado seria que remetesse as construções históricas, logo temos a menção de Tiradentes e São João del Rei, sendo esse último lugar o qual adotei para residir e que amo muito.

4. Esse é o seu primeiro livro lançado?
Sim, como autor exclusivo, porém tenho contos, poesias e poemas lançados em Antologias por diversas Editoras.

5. Qual o seu livro e autor preferido?
Leio muito e muita coisa variada, meu livro preferido e que li muitas vezes é Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.
O autor que tenho um carinho muito grande é o Brasileiro Marcelo Rubens Paiva, sempre o achei com uma construção de enredos espetacular.


6. Sua família te apoia na escrita?
Sim, minha família me apoia na escrita, porém não são muito ligados ao mundo literário, acredito até por serem de uma geração em que o acesso à escola era algo relativamente complicado.

7. Qual a sua expectativa para o lançamento do livro?
Há alguns dias não tenho feito outra coisa a não ser pensar no lançamento de ‘Lugar Comum’, espero alcançar o público e conquistar o leitor com minha escrita e que estes se vejam em cada linha escrita e em cada reencontro ou despedida.

8. Você possui algum ritual na hora da escrita?
Sou metódico para escrever, a mesa onde utilizo o notebook precisa estar sem nenhum material ocupando o espaço e uma garrafa de café bem doce é a única companhia que preciso. Não consigo desenvolver a escrita se não houver silêncio completo, por isso geralmente escrevo durante as madrugadas.

9. Quem é Adriano Silva quando não está escrevendo?
Sou um cara comum, diria que até mais comum que a maioria. Quando não estou escrevendo estou lendo, cuidando da casa, ouvindo música ou cozinhando, esta última uma grande paixão que adquiri quando passei a morar sozinho.

10. Que mensagem você gostaria de deixar para os seus leitores?
Para os meus leitores eu diria que nunca deixem de sonhar e de fazer destes um objetivo, o mundo é muito chato para quem não sonha!


 Bate e volta

1.  Uma palavra?
Reciprocidade

2.  Um sentimento?
Amor

3.  Família é?
Alicerce

4.  Um vício?
Livros

5.  Me irrita?
Mentira

6.  Uma comida?
Strogonoff

7.  Um pensamento?
“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo” (Fernando Pessoa)

 8.  Um defeito?
Ansiedade

9.  Um sonho?
Que o mundo fosse um lugar melhor, com mais fantasia e paz para todos.

10.  Uma qualidade?
Empatia

11.  Uma frase?
A palavra é meu domínio sobre o mundo. (Clarice Lispector)

12.  Um livro que todos deveriam ler?
Definitivamente: Lugar Comum

Nenhum comentário