YOUNG ADULT - O GÊNERO MAIS ALMEJADO, LIDO E.... CONFUNDIDO PELOS AUTORES!

Um dos erros mais frequentes cometidos por novos escritores é não saber a idade adequada dos personagens. Por exemplo, já ouvi muita gente vindo me dizer que estava escrevendo um livro “Young Adult”, ou jovem adulto, o famoso e almejado YA para os íntimos, mas aí vou ler e descubro que o protagonista tem 19 ou 15 anos. Às vezes, há personagens de várias faixas etárias entre os protagonistas. E qual o problema? Bem, no idioma secreto dos editores Young Adult refere-se a algo muito mais específico.

Qual o significado? Bem, Young Adult é uma categoria de livros cujo(s) personagem(ns) principal(is) tem dezesseis anos de idade. Isso mesmo, 16 aninhos. Não 10, não 15, muito menos 19. Ele ou ela tem 16 anos.

Young Adult é um termo de marketing utilizado por editores e lojas norte-americanas para reunir um público pré-determinado. Agentes também concordam com essa predileção por confusão entre os novatos – muitos delas, ou deles, recém-saídos dessa faixa etária ou que ainda consomem o gênero com afinco – e sofrem um bocado com essa abordagem, pois os editores nem querer ouvir sobre uma nova obra que fuga dessa definição. Ah, mas isso é “cagação de regra”. Não, não é. É realidade de mercado. Escritores fornecem material dentro das expectativas de mercado, pois sabem exatamente para quem, como, onde e como vão vender. Young Adult é um rótulo, vem com uma série de ações e mentalidades já testadas e fundamentadas para, adivinha, agradar ao público de 16 anos de idade. Afinal, a identificação é imediata. Se você escreve nesse gênero, ou tem essa idade, só precisa fazer um pequeno esforço para superar o possível senso de ofensa a seguir: Young Adult é uma das coisas mais pré-fabricadas da indústria e as histórias são bem parecidas de propósito. Se olharmos isso do ponto de vista prático, não é ofensa, simplesmente faz sentido. Young Adult é o enlatado que deu certo.
Isso não quer dizer que você não possa ir além, fazer algo diferente (contanto que não fuja do público) ou inovar. Alias, parabéns para quem conseguir, mas a regra de ouro precisa ser respeitada: protagonista tem 16 anos. E o leitor também. Eventualmente, outras faixas etárias vão ler? Mas é CLARO! Porém ter esse foco ajuda em várias coisas:
escrever com a linguagem certa;
conhecer o público-alvo;
deixar o editor feliz da vida;
aumentar suas chances de identificação com o público-alvo;
os livreiros saberão exatamente onde colocar sua obra.
Uma das reações mais instintivas a isso é pegar aquela história estrelada por uma sabichona de 15 anos ou um incompreendido de 19 e mudar tudo para 16, dando aquela adaptada. Certo? Errado. Você pode não se lembrar (ou ainda não estar tão longe para perceber), mas em 4 anos muita coisa muda. O jeito de falar, os dilemas, os problemas, as ambições, o tipo de vida e etc. mudam demais nessa fase, então é tão injusto quanto prejudicial à sua história tentar mudar as idades arbitrariamente.
Então, quais as definições para as idades dos protagonistas de acordo com a organização de mercado?

Aí vão elas:
Lower-middle Grade (no Brasil, Infantil)
Protagonista tem 10 anos de idade. Os livros tem vocabulário limitado e são escritos para crianças entre 8 e 10 anos. Costumam ser leves e não tem violência, palavrões, agressividade, etc. Normalmente, são divertidos e o objetivo é despertar o interesse pela leitura.

Middle Grade (o Brasil mistura essa com a próxima no Pré-Adolescente)
O protatonista tem 12 anos. É um mercado muito mais amplo, com mais vocabulário e temas mais arriscados. Harry Potter é o caso mais célebre dessa fatia, embora os editores achassem que seria longo demais, e com um nível lexical elevado demais, para o público. Qualquer conteúdo sexual ainda é meio tabu – mesmo beijo -, mas existe em momentos bem específicos.

Upper Grade (idem ao anterior)
Protagonistas tem 14 anos e as restrições ficam mais leves.

Young Adult (chegamos! Jovem Adulto no Brasil)
Idade do protagonista: 16 anos. Crepúsculo e The Maze Runner são dois grandes exemplos. Percy Jackson também, se não me engano. Violência entra em cena, causa efeitos, e tanto sexualidade quanto amor são frequentes.

New Adult (Novo Adulto)
Idade: 18 anos. Costuma agregar histórias criadas para jovens adultos que caíram no mundo, foram viajar, fazer faculdade em outra cidade, começaram a curtir festas, fazer sexo e explorar a liberdade. Entretanto, com a influência nefasta do sucesso dos “Hot” e do excesso de liberdade utilizado por muitos autores amadores, vários editores já brincam e chamam de “Novo Pornô”. Então, entenda, liberdade é uma coisa, baixaria é outra.

Adulto - Qualquer coisa com um protagonista com 19 anos ou mais é considerado material “Adulto”. Entretanto, leve uma coisa em conta: colocar uma personagem de 19 anos num thriller adulto, ou numa história mais pesada, pode torcer o nariz do leitor típico de literatura adulta (romances, mistérios, dramas, thrillers, terror, etc.), afinal, esse leitor será mais velho e pode não se envolver muito com o protagonista. Porém, isso não é impeditivo, afinal, o protagonista pode ter 19, mas o mundo à volta dele pode ser mais velho, não é mesmo?
Conforme você escrever seu romance, precisa pensar cuidadosamente no elenco da história e perguntar a si mesmo, com toda a sinceridade, “O público-alvo vai gostar desses personagens? O que vão achar interessante, crível ou envolvente?
Se você não tiver resposta, ou ela for muito distante, recomendo fortemente que adapte até encontrar uma resposta tão clara que qualquer um possa ver. Quer um exemplo? Por que gostamos de Harry Potter? Uma resposta dentre tantas possíveis é, “Ele é um garoto sem família, maltratado pelos tios, que mora no armário debaixo da escada e... (olha só!) é um bruxo”. Ser bruxo é a última das qualificações. A grande ligação entre o público inicial de Potter (12 anos) e os adultos que se apaixonaram do mesmo jeito é o fato de que a criança se identifica e o adulto quer proteger. Harry precisa de todos nós.
E o seu personagem, de quem ele precisa?

Texto de Fábio M. Barreto

Nenhum comentário