Sonhos x Pessimismo por Mércia Ferreira

Sabe aquele sonho que te alimenta e te impulsiona? Aquele que preenche seu coração e o aquece? Que te faz feliz, o leva a sorrir e sentir-se leve? Aquilo que te leva a querer compartilhar com as pessoas mais importantes da sua vida? É magnifico sonhar. Alimenta a alma, fortalece a essência.

Quando sonhamos e compartilhamos, nos sujeitamos à aceitação ou negação do outro, de forma que temos que lidar com 50% de chance de aceitarem ou negarem. E quando vem a negação, nasce o pessimismo. E este é como aquela doença que te enfraquece rapidamente e o faz sucumbir.

Ouvir que você não vai conseguir, que não dará certo... Quem nunca passou por isso? Nunca conheceu um caso assim? Sempre se encontrará pessimismo ao redor te cada um que luta, batalha pelas suas conquistas. Este fator sempre perseguirá aquele que dá duro pelas suas vitorias, para que desista de alcançar seus dias de glória. E por vezes acabamos não conseguindo nos blindar a tempo de nos proteger.

Eu mesma, por varias vezes pensei em desistir. Desde cedo fui obrigada a deparar-me com o pessimismo. Crescer ouvindo que seus sonhos não se realizariam; que não chegaria longe, não teria uma profissão, um futuro como sonhava, foi a princípio uma punhalada em meu coraçãozinho inocente de menina. Por vezes pensei ser o fim da linha. Acreditei por um momento que as pessoas poderiam saber melhor de mim mesma, que eu. Ledo engano.

A verdade é que crescemos alienados, criados para ouvir quem “está com a razão, o mais velho”, e não nos permitimos ir além daquilo. Tornando-nos dependentes de palavras alheias sem nos permitir provar dos nossos próprios limites. Não treinando assim nossas forças, nosso próprio poder. Apenas baixando a cabeça para a vida.

Não vivendo de verdade, existindo apenas.

Por um tempo pensei que as palavras alheias delimitavam o fim da minha reta. Pensei em desistir de tudo o que havia sonhado. Chorei, lamentei e senti-me no fundo do poço, como provavelmente acontece com muitos de nós. E pode continuar acontecendo, por que nós permitimos. Deixamo-nos levar, enfraquecendo-nos.

Mas esta situação só dura até o dia em que quisermos. No dia que você levantar e disser: nada mais me derruba, acredite você será invencível. Isso não quer dizer que as coisas virão facilmente, só por que decidiu que não viveria do pessimismo alheio. Tudo vem no tempo certo e com as lutas e sacrifícios necessários, pois sem batalhas, não haverá vitorias.

Eu, que nunca conheceria alguém bom, conquistei o melhor. Eu, que nunca estudaria, estou conquistando minha primeira formação. Eu, que nunca escreveria e publicaria um livro, hoje estou publicando o segundo de muitos que pretendo mostrar ao mundo. Por quê? Porque eu acreditei em mim mesma. Sonhei e apostei nos meus sonhos. Busquei. Lutei cada dia por minhas conquistas e vedei os ouvidos para o pessimismo alheiro. Não é fácil, como nada que vem a ser sólido em nossas vidas, mas com toda a certeza vale muito a pena.

Meu espírito se fortaleceu e criou alicerces sobre as críticas que vieram, e fortalece-se cada dia mais quando alguém mostra que não acredita, que não aposta. Ser forte é saber usar da incredulidade do outro para enriquecer nossa própria crença, sendo capaz de reverter tudo o que pesa em algo que nos traz leveza.

Liberte-se! Sorria, viva intensamente, ame, se entregue. Acredite em você mesmo, pois és um ser fantástico capaz de conquistar tudo o que sonha, desde que você acredite!

Eu acredito nos meus sonhos e planos, e com a fé que me move, sei que os conquistarei. Com garra, sacrifício, suor, mas também com amor e desejo.
E você? O dia de hoje é perfeito para acredita e buscar. Não é o fim da linha. É apenas o começo!!!!

Mércia Ferreira

Nenhum comentário