DO WATTPAD PARA DENTRO DAS GRANDES EDITORAS por Adriano Silva


Wattpad é a plataforma digital criada para leitores e escritores, em sua maioria jovens e iniciantes, a sede da empresa encontra-se em Toronto, no Canadá, e desde 2006 espalhou-se por mais de 40 países. A empresa fundada por Allen Lau e Ivan Yuen espera atingir nos próximos anos 100 milhões de usuários. Atualmente a startup contabiliza 40 milhões de usuários e 175 milhões de histórias – 5,3 milhões em português.

As grandes empresas do mercado editorial e outras tantas menores voltam cada vez mais seus olhares para a plataforma que hoje é considerada quase completa. Embora as obras dos autores na plataforma sejam públicas os autores nem sempre são, de acordo com informações da empresa, mais da metade dos usuários não utilizam o nome real, os leitores também não, e o que poderia acarretar problemas surte efeito contrário muito positivo e faz da plataforma sucesso absoluto.

Muito mais que uma plataforma de auto publicação o Wattpad é uma rede social virtual em que Editoras e Editores podem descobrir novos talentos, novos títulos para publicação baseando-se em números de leituras e até seguidores. Saber por exemplo que um autor possui 3 milhões de leitores e estes o seguem acompanhando suas histórias pode não ser garantia absoluta de sucesso de vendas, mas pode ser um termômetro, pois as redes sociais possuem informações relevantes de audiência e que não devem ser descartadas.

Ana Tod, autora do Livro “After”, é um exemplo de escritora que migrou do Wattpad para grandes editoras do mundo, de acordo com informações disponibilizadas pelo site oficial da escritora, a empresa Simon & Schuster desembolsou pelos direitos de publicação dos 4 livros quantia situada na casa dos seis dígitos. No Brasil o livro foi lançado pela Companhia das Letras com 100 mil exemplares iniciais.

Abaixo apresento uma breve lista com os autores, que descobertos pelas Editoras, lançarão ou lançaram seus livros no formato físico depois de “descobertos”:

Lilian Carmine:
Autora Brasileira que publicava na plataforma sua história intitulada “Lost Boys” teve os direitos de edição adquiridos pela Leya com 50 mil cópias iniciais.

Taran Matharu:
Filho de uma brasileira e morando atualmente em Londres chamou a atenção com milhões de visualizações para sua obra “O Conjurador” publicado pela Galera Record.

Rô Mierling:
Com mais de 1 milhão de leituras na obra “Diário de uma Escrava” terá sua edição física lançada pela Darkside Books

Laurelin Page:  
Escritora de “Por Você” publicado no Brasil pela Rocco.

Juliana Parrini:
Com mais de 7 milhões de leituras na rede a escritora Carioca é atualmente exclusiva da Editora Suma das Letras.

O Wattpad é sem dúvida uma excelente ferramenta de interação, onde é possível conseguir feedbacks sobre seu trabalho, angariar leitores, divulgar sua obra, sendo possível, trabalhando com dedicação e cuidado, resultados promissores que podem, quem sabe, levar um autor desconhecido para dentro de uma grande Editora onde o sonho de publicar a obra em formato físico torne-se realidade.

Adriano Silva

Nenhum comentário